Resenha de Extraordinário




 ATENÇÃO, CONTÉM SPOILER!

Auggie Pullman é um garoto de 10 anos que vai enfrentar o primeiro dia de aula da vida. Por ter uma doença rara chamada Síndrome de Treacher-Collins (TCS) e precisar fazer muitas cirurgias, seus pais tiveram a necessidade de educá-lo em casa. Agora, depois da melhora que teve, era chegada a hora de Auggie se mesclar com crianças da mesma idade.

Um mês antes das aulas começarem, sua mãe, Isabel, o levou para conhecer a nova escola. Três futuros colegas foram selecionados para fazerem a apresentação.

Surpresos com o rosto de Auggie, as crianças tentam disfarçar, mas não conseguem. Evitam seu rosto deformado, fazendo o garoto se sentir desconfortável com a situação de vê-los quase obrigados a serem gentis. Acontece que, ainda que duas das crianças tentassem ser educadas, uma não cumpriu o papel. A verdade é que as três crianças representam as personalidades mais fortes que temos na sociedade. 

Miranda: egoísmo;
Julian: falsidade;
Jack Will: bondade.

O filme deixa claro que cada personagem não é 100% das características que mais os define, oscilando entre bom e mal. O próprio Jack, que se tornou o primeiro amigo de Auggie, vacila rude no papel.

O restante da história se desenrola na escola e nas experiências do garoto ao tenta ter uma vida normal. 

(É importante destacar que “normal” para ele, é não chamar a atenção, não ser percebido, não ser olhado.)

O filme todo é um tapa na cara, por assim dizer. O pequeno Pullman tem um alicerce muito grande na família, o que é necessário. Todo amor, confiança e caráter ele encontra nela e não há outro lugar de onde ele pudesse tirar isso. Ele não tinha amigos de fora em quem se espelhar, não se identifica com nenhum super herói, mas gostava de Star Wars, denunciando seu desejo e conforto em coisas nada terrenas. Seu maior desejo era visitar a lua, lugar distante da terra, usando um uniforma espacial que cobriria todo seu corpo, incluindo o rosto. A propósito, seu capacete espacial é o que o acompanha durante boa parte, pois as pessoas sabem se portar melhor frente a um astronauta do que a ele.

A importância do fato se passar com uma criança, nos mostra que apenas a simplicidade é capaz de nos levar longe, que a paciência nos permite ver as coisas de uma forma diferente, que a coragem é arma branca principal, e que esses três juntos são suficientes para você formar seu exército e vencer uma guerra. Note que isso independe de sua idade, já que Auggie tem apenas 10 anos. Ele nos ensinou a nos armar. Ensinou que todos enfrentamos uma batalha, e que é nosso papel ser gentil, pois não conhecemos a batalha do próximo. 

Lute o bom combate!

________
Já curtiu nossa página no Facebook?
E já está nos seguindo no Instagram?
Deixe um comentário e faça uma blogueira feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas