Por que precisamos falar sobre masculinidade? (II) – Pensando Bourdieu



Começando de forma bem direta, eu afirmo que o machismo existe porque os indivíduos, neste caso, os homens, o praticam. A instituição Machismo, assim como outras instituições, como o Racismo, Feminicídio, Homicídio, por exemplo, não existem soltas no ar. Para o antropólogo Pierre Bourdieu, “as coisas existem porque as pessoas o fazem.” 

Bourdieu nos ajuda a compreender a sociedade de uma maneira singular. O foco da sua teoria social não está nem na estrutura, nem no indivíduo, mas em como esses dois conceitos dialogam, ou se posicionam em relação aos processos: prática, habitus e corpo.
Já ouviu de algum homem falando de outro homem que: “fulano é machista”, como se ele não o fosse também? Na verdade, como eu havia dito no artigo sobre a importância de nós homens discutirmos Masculinidade (link no final da página), se você é homem e está lendo este artigo, gostaria de te dizer que você, assim como eu, é machista. Não por nascimento, mas por conta da ação das estruturas estruturantes estruturadas, conceito que se mistura com a prática, o habitus e que aflige os corpos, que passam a agir num modus operandi vicioso. Mulheres fecham as pernas, homens as abrem, como sinal de dominação. No transporte público isso fica muito evidente. 

Como eu havia falado no começo do texto, para Bourdieu, a estrutura e o indivíduo estão numa constante dialética. Pensem num loop infinito de influências mútuas. O problema que se apresenta nessa dinâmica repousa no fato de que essa sociedade estruturada pelos indivíduos funciona a partir da dominação masculina. Espero que esteja ficando claro o porquê do Feminismo ser tão importante. É uma resistência. Entretanto, meu ponto nesse texto deverá ser o da urgência em se lutar contra essa construção machista, que fora encucada nos indivíduos como sendo o normal, a partir da reflexão constante e reificação do que é ser homem em uma sociedade como a nossa. Ser homem escroto é o normal? Muitas vezes nem precisa ser escroto, porque há um debate que precisa acontecer também, que é em relação ao machista benevolente. Mesmo aquele seu amigo super educado e polido, com um ótimo discurso, é sim machista, porque essa instituição fora encucada nos corpos, nos gestos, no olhar, no toque, no sexo, no comportamento. 

Continua...

SITES RECOMENDADOS:
https://discursospedestres.blogspot.com.br/2017/08/por-que-precisamos-falar-sobre.html  (Parte I )

Deixe um blogueiro feliz, faça um comentário!

Assine o nosso blog e receba nosso texto direto no seu e-mail!

Quer escrever com a gente? Envie um e-mail para discursospedestres@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas